Notícias

A hora é da automação logística

sistema_swg2_1.1

Quando se fala em automação, pensamos logo na Automação Industrial, com máquinas funcionando sem interferência humana, produzindo peças padronizadas com grande precisão e velocidade, ou no controle de processos fabris através de sensores, PLC’s e outros equipamentos.
Neste cenário, o operador humano dedica seu tempo à observação dos eventos que ocorrem na linha de produção, à tomada de decisões para solucionar problemas e à criação de melhorias para o processo produtivo, ao invés de executar tarefas mecânicas e por vezes perigosas, típicas de um ambiente pouco automatizado.
Estas facilidades ficavam sempre limitadas aos ambientes fechados e pouco dispersos das fábricas, devido principalmente à falta (ou ao alto preço) de equipamentos flexíveis o suficiente para funcionar sem necessidade de estar conectados à rede corporativa. Hoje, entretanto, esta realidade faz parte do passado, desde o advento das tecnologias wireless e da chamada convergência digital, onde diversas tecnologias convergem para um único equipamento, e o exemplo mais comum desta tendência são os aparelhos celulares, integrados a computadores de mão, câmeras digitais, rádio e tocadores de MP3.
Esta tendência tem se apresentado também em equipamentos industriais e está sendo responsável por uma profunda mudança na gestão da logística das empresas, na medida em que computadores de bordo ou de mão são usados para coletar dados em campo ou no controle do transporte das mercadorias e em seu rastreamento, com aplicação de tecnologias de RFID e cartões transponder, transmitindo dados via celular satélite.
Talvez o maior impacto destas tecnologias, que já vêm sendo usadas de forma isolada há alguns anos, virá com a integração destas com os sistemas de gestão empresarial, de forma que os dados sejam capturados automaticamente, e a informação circule em formato eletrônico, evitando erros e dando agilidade ao processo, gerando informações de pagamento, movimentação de estoque, localização de veículos, controle de acesso e outros, de forma totalmente automatizada e sem interferência humana.
Em atividades econômicas onde o transporte é utilizado de forma intensiva, muitas vezes cabe a integração da automação logística com um sistema especialista que, a partir dos dados de posição dos veículos, disponibilidade de material para transporte e demanda da fábrica, ajuda o operador a decidir quais as frentes de transporte estarão ativas e quais caminhões vão atender às demandas de transporte e em que momento. O resultado deste conjunto (Sistema de Automação Logística, Equipamentos Wireless e Sistema Especialista) pode gerar impactos drásticos de redução de custos e de tamanho de frota, simplesmente porque mantêm os veículos circulando mais tempo, evitando filas e agilizando os processos de recebimento e estocagem.
Por último, mas não menos importante, num Sistema de Automação Logística é importante disponibilizar para os operadores uma visão geral de todo o processo, de forma a permitir a tomada de decisões de forma precisa e rápida. Em alguns sistemas tem-se desenvolvido um Painel de Operações Logísticas, que de forma semelhante a um Sistema Supervisório, permite e visualização de todo o processo de forma gráfica, permitido operações como destinar um veículo a uma posição de estoque com um simples arrastar e soltar de mouse.
Um belo exemplo de uma empresa que começou este processo no ano de 2.000 e hoje é destaque a nível mundial no uso destes conceitos é a Fibria Celulose (antiga Aracruz Celulose), que automatizou toda a logística de abastecimento de madeira da fábrica de Barra do Riacho. O controle chega a tal ponto que no caso de um motorista ultrapassar a velocidade máxima por um instante, a administração é informada automaticamente. Não há digitação de dados e o papel é não é mais utilizado na gestão logística.

  • Posted on agosto 21, 2011 - 1:59 pm
  • By admin
  • Posted in

Os comentários estão fechados.

You must be Logged in to post a comment.



2018 SW Soluções Tecnológicas todos os direitos reservados. swg2.com.br